Buscar informações como: “qual é o cachorro mais perigoso do mundo?”, “qual raça de cachorro é a mais brava”, é importante antes de pensar em criar um doguinho. Afinal, dependendo da finalidade, saber do temperamento da raça é de suma importância para uma boa convivência.
Aqui destacamos as 10 raças mais perigosas do mundo, e quando falo “perigosas” me refiro diretamente ao temperamento agressivo que o cão pode ter ao longo da sua vida. É possível medir agressividade e este artigo é montado baseado na pesquisa Teste de Temperamento realizada pela American Temperament Test Society.
Sobre as 10 raças mais bravas
É importante você saber que o temperamento de um cachorro está mais ligado com sua criação do que com a raça. Você verá nessa lista raças que são frequentemente adotadas e criadas junto a crianças, por exemplo. Tudo depende da criação que os tutores darão ao cão durante sua vida. Isso se aplica até mesmo a cachorros que não estão nesta lista, que podem apresentar um temperamento agressivo mesmo sem estarem listados aqui.
10. Chihuahua

Os Chihuahuas são os menores cães registrados no American Kennel Club (AKC) e já é conhecido por seu temperamento agressivo. Apesar disso, são considerados “cachorros brinquedo” por seu tamanho e fácil adaptação com crianças.
9. Dachshund

Os Dachshunds (ou para os íntimos “salsicha”), são uma raça muito conhecida e adotada. São fáceis de criar e de se adaptar, mas… podem ser agressivos dependendo do tipo de criação e ambiente ao qual forem expostos. Eles podem ser bastantes agressivos ao se sentirem encurralados e ameaçados.
8. Chow Chow

O Chow Chow é um cachorro de médio porte, tem a linguinha azul e é bem peludo. Ele parece um grande uso de pelúcia, mas, quando se sente ameaçado, pode ser bastante agressivo. Mesmo tendo essa carinha fofa, é bom tomar cuidado com o tipo de criação.
7. Doberman Pinscher

O Dobermann Pinscher é uma raça que geralmente é treinada para ser cão de guarda e e trabalhos investigativos com policiais. Eles são bastante protetores, tendo um grande apego ao dono e às pessoas que o rodeiam. Entretanto, se ele se sentir ameaçado ou perceber alguma ameaça às pessoas que ele protege, não mede esforços para defendê-las.
6. Dálmata

Sim, eu sei que você pode ter ficado surpreso(a) ao ver essa raça nesta lista. Afinal, como os Dálmatas podem ser agressivos assim? Essa raça se não for socializada bem com pessoas, outros animais e crianças desde cedo, poderá apresentar sérios problemas de agressividade no futuro.
5. Rottweiler

O Rottweiler já é uma raça conhecida pelo seu temperamento. Se não tiver uma boa criação, podem ser animais bem agressivos. Eles geralmente não se dão bem com pessoas desconhecidas, o que é perfeito para ser um cão de guarda. Eles são leais aos seus donos e os protegem a todo custo.
4. Jack Russel Terrier

O Jack Russel Terrier é uma raça pequena, mas bem predominante. Eles geralmente gostam de dominar o espaço em que estão, o que, dependendo do tutor, pode ser um sério problema para o doguinho. Justamente por causa dessa caracteriza, cuidados com ele devem ser tomados desde cedo, para não se tornar agressivo e dominador quando mais velho.
3. Pastor Alemão

O Pastor Alemão é uma raça que foi criada durante a Primeira Guerra Mundial, eles foram usado como cães militares na armada francesa e alemã. Eles são bastantes inteligentes e cuidadosos, são excelentes protetores, o que neste caso, pode levá-los a um nível de agressividade grande. Cuidados com a raça devem ser tomados desde o início de sua vida.
2. Husky Siberiano

Por mais incrível que pareça, os belos Huskys Siberianos podem ser extremamente agressivos se não forem adestrados e socializados logo cedo, visto que eles se parecem bastante com os lobos e, de fato, estão mais próximos dos lobos do que muitas raças. Por conta disso, seus extintos de caça, proteção e de dominação do ambiente são bastante presentes neles. Muitas pessoas ao criarem Huskys acabam abandonado, por não saberem disso e serem levados apenas pela beleza da raça.
1. American Staffordshire/Pit Bull Terrier

O que não seria uma surpresa para muita gente, os Pit Bulls são os cachorros mais perigosos e bravos do mundo. Tanto que, a raça é usada frequentemente em brigas de cachorros em ambientes clandestinos. Entretanto, algo deve ser destacado. Os “Pit Bulls” que conhecemos hoje, são uma segunda geração de uma raça inicial chamada: American Staffordshire.
Os American Staffordshire sim, são raças extremamente agressivas e criadas pensando em brigas de cães. Atualmente temos mais contato com os Pit Bulls, que não deixam de ser um raça perigosa, mas que são muito mais sociáveis e protetoras que sua primeira geração.
Apesar disso, cuidados com o Pit Bull devem ser tomados, pois, dependendo da criação, eles podem se tornar cães extremamente agressivos e pouco sociáveis. Só depende dos donos.
Agora que você conhece os cães mais bravos/perigosos do mundo, que tal dar uma olhada nos nossos próximos artigos? E não esquece de seguir e Maboo no Instagam.