Como os cães enxergam o mundo? Tenho certeza que você já ouviu falar que eles veem em preto e branco, porém não é bem assim.
O sistema visual dos cães é diferente do nosso, o que faz com que nossos amiguinhos de quatro patas vejam diferente de nós. Mas olhe, isso não quer dizer que a visão deles é ruim, na verdade ela supera a humana em alguns aspectos.

A retina dos cachorros é composta em grande parte por células bastonetes fotorreceptoras, o que os ajuda a ver em ambientes com pouca luminosidade.
Qual é o cachorro mais perigoso do mundo? As 10 raças mais bravas
Apenas 3% da retina dos cães é composta por células cone fotorreceptoras, responsáveis pela percepção das cores. Para vocês terem uma ideia, a retina humana possui 5% de células cone.
Assim, percebemos que os cachorros são mais adaptados a condições de pouca luz e menos sensíveis às cores que nós humanos.
Além das células bastonetes, os cães possuem nos olhos uma estrutura chamada de tapetum lucidum, que também contribui para a sensibilidade à luz, pois permite que ela passe duas vezes pela retina. É essa estrutura que faz os olhinhos deles brilharem no escuro.
O tapetum lucidum, e a capacidade de enxergar no escuro, pode variar a depender da raça do cachorro. Raças pequenas (Papillon, Pastor de Shetland, Cocker Spaniel Americano, miniatura de Poodle, Dachshunds, miniatura de Schnauzers) tendem a possuir uma área menor de tapetum, enquanto que raças maiores (Border Collie, Samoieda, Golden Retriever, Spring Spaniel Inglês) costumam apresentar um tapetum de tamanho normal.
Para os Labradores Retrievers isso é um pouco diferente, eles possuem uma área de tapetum menor que a esperada. E, mesmo dentro da própria raça, há grande variação no tamanho dessa estrutura.
Outro aspecto da visão do cão é a acuidade visual, que é a capacidade de perceber detalhes a certas distâncias. Essa característica nos cães é considerada pior que a dos humanos, sendo classificada como 20/75, uma vez que o cachorro percebe um objeto a 20 pés e um humano o percebe em 75 pés, ou seja a uma distância maior. A acuidade dos cachorros varia a depender da raça, morfologia e de outros fatores associados.
Mas afinal, como os cães enxergam as cores?
Os humanos possuem três tipos de células cone, permitindo perceber os espectros das cores vermelho, verde e azul. Isso faz com que nós visualizamos essa infinidade de cores ao nosso redor.

Já os cães possuem apenas dois tipos dessas células, capazes de detectar os espectros azul e amarelo. Então, eles enxergam sim além do preto e branco, contudo com uma paleta de cores mais limitada.
Uma dica, ao presentear seu amiguinho com novos brinquedos, procure por cores próximas ao azul e amarelo, pois será muito mais chamativo para ele.
Agora que você já sabe como os cachorros enxergam o mundo, não deixe de conferir outros artigos no blog da Maboo. Diversos conteúdos te esperam sobre adestramento, alimentação, curiosidades e saúde animal.