Como resistir ao olhar pidão dos nossos cães? Eles dominam essa arte e nós acabamos nos rendendo e oferecemos nosso alimento a eles. Mas, e com a melancia, é seguro para os cachorros comerem essa fruta?

A resposta é SIM! A melancia é uma fruta deliciosa, saudável, rica em água, que corresponde a 92% da sua composição, fazendo com que seja uma excelente opção para o seu cãozinho no verão, pois ajudará a mantê-lo fresco e hidratado nessa época quente. Além disso, devido a grande quantidade de água presente na fruta, o consumo reduz os riscos de problemas renais.

A melancia também carrega muitos nutrientes, como:

  • Vitamina C
  • Vitamina A: ajuda na manutenção da qualidade da visão, dos sistemas muscular e ósseo, e mantém uma pelagem bonita.
  • Vitamina B6: é muito importante pois atua na produção de aminoácido e participa de várias reações químicas no organismo. A deficiência da vitamina B6 pode provocar diminuição da imunidade do animal e até danos neurológicos.
  • Potássio

Essa fruta maravilhosa também auxilia na digestão do seu amiguinho, por causa da quantidade de fibras que possui. Apresenta baixo teor calórico, sem colesterol e gordura, podendo ser servida até para cachorros obesos. Mesmo sendo doce, a melancia não causa picos nos índices de açúcares no sangue, devido à grande quantidade de água presente em sua composição. E ainda, contribui para o controle da frequência cardíaca por conta da atuação dos antioxidantes.

Mas ATENÇÃO! Se o seu amiguinho de quatro patas possui uma dieta balanceada, seja com uma ração de boa qualidade ou através da alimentação natural, dê a melancia com moderação, pois o excesso pode fazer mal ao seu peludo.

Como dar melancia ao cachorro?

A melancia pode ser oferecida como petisco. É muito importante retirar a casca (parte verde), pois ela possui substâncias tóxicas que podem causar desconforto gastrointestinal, provocando vômitos e diarreia. Também remova as sementes, elas são de difícil digestão e podem levar à obstrução intestinal, processo muito doloroso para o animal e que as vezes se faz necessário procedimento cirúrgico.

A melancia, como qualquer outro alimento dado aos cachorros, deve ser ofertada fresca, podendo ser servida em temperatura ambiente, congelada ou em forma de picolé. Eles irão amar!

Agora que você conhece os benefícios da melancia para o seu doguinho, que tal dar uma olhada em outros artigos do blog da Maboo? E não esquece de seguir a Maboo no Instagam

Categorizado em

Alimentação,

Última modificação 20 de julho de 2022